sábado, 1 de janeiro de 2011

Valeu, Lula: uma homenagem, não um adeus ! EU APLAUDO O LULA!

Por Igor Natusch

Nunca antes na história deste país a despedida de um ex-presidente causou tanta comoção. Ao contrário das cerimônias de posse anteriores, nas quais todos os holofotes dirigiam-se ao empossado, as atenções de todos estiveram, no mínimo, divididas. Ao mesmo tempo que Dilma Rousseff tomava posse dos destinos do Brasil, o agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixava para trás oito anos de governo, com índices de aprovação inéditos em todo o mundo. E os acontecimentos de 1º de janeiro de 2011 refletiram claramente isso, com a partida de Lula causando tanta atenção (ou, às vezes, até mais) do que a chegada de Dilma ao Planalto.

Lula aguardava a nova presidenta ao topo da rampa do Palácio do Planalto, sorridente, envergando a faixa presidencial pela última vez. Aplaudiu o comboio que trazia Dilma, e acenou repetidamente para o povo que se aglomerava na Praça dos Três Poderes. Recebeu a nova presidenta com um abraço, e passou a faixa de maneira rápida, mas atenciosa. Logo em seguida, afastou-se para que a recém-empossada realizasse o discurso no parlatório. Lula ficou no Salão Leste, trocando algumas palavras com os líderes estrangeiros que, logo após a fala da nova presidenta, prestariam homenagens a Dilma Rousseff.

Enquanto Dilma recebia os cumprimentos das autoridades internacionais presentes à posse, ia sendo formado, aos pés da rampa do Planalto, o comboio que conduziu Lula à Base Aérea de Brasília. A nova presidenta, em um gesto que fugiu ao protocolo da posse, acompanhou o ex-presidente na descida da rampa do Planalto. Dilma Rousseff fez o caminho ao lado de Lula e sua mulher, Marisa, de braços dados com seu antecessor na Presidência.

Depois da descida, Dilma retornou ao Planalto, para cumprir o ritual da posse de seu ministério. Enquanto isso, Lula recebia dos populares presentes à cerimônia uma atenção poucas vezes dada a um ex-presidente. Pessoas acotovelavam-se para chegar mais próximos do ex-presidente. Fotógrafos e cinegrafistas lutavam para fazer a melhor imagem da saída de Lula. O político, por sua vez, cumprimentou alguns populares, acenando e sorrindo enquanto tentava vencer a multidão e embarcar no veículo que o levaria para o voo até São Paulo.

Tema da vitória e hino do Corinthians

Na hora do embarque, mais emoção e cumprimentos. Ao fundo, a banda tocava “Amigos para Sempre” e o Tema da Vitória. Portando celulares e máquinas fotográficas, muitos tentavam registrar as últimas imagens, enquanto Lula, já sem gravata, tentava embarcar no avião da FAB. Aos gritos de “Lula, Lula”, o ex-presidente abraçava todos, tentando manter o bom humor. Posou para fotos ao lado de seus assessores. A banda mudou o tema musical para o hino do Corinthians, time de coração de Lula. Apenas às 18h22, depois de quase uma hora na Base Aérea, as portas do jato foram fechadas e o ex-presidente pôde rumar para sua residência pessoal, em São Bernardo do Campo (SP).

Antes da decolagem, Lula permitiu-se um último gesto para os presentes. Foi até a cabine do comandante, abriu a janela e acenou repetidas vezes para os que aguardavam a decolagem, lembrando o gesto dos jogadores da Seleção Brasileira, quando retornaram ao país como pentacampeões mundiais. Da capital federal, o ex-presidente seguiu para São Paulo, onde visitaria seu vice-presidente. José Alencar, internado para recuperar-se de complicações de câncer no intestino. Dali, o presidente partiria para São Bernardo do Campo (SP). Os petistas montaram em frente ao apartamento do ex-presidente um palco para recebê-lo e homenageá-lo. Lula deverá descansar na praia do Guarujá, litoral paulista.

Nenhum comentário:

Pressão sobre Netanyahu está aumentando

          Faixa de Gaza: Ainda não há acordo no horizonte para uma trégua/Foto: Ansa Por Emanuele Valenti, Rádio Popolare di Milano, Itália ...