segunda-feira, 11 de abril de 2011
Carta do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas do Paraná
Ao cumprirem-se 47 anos do golpe militar que implantou a mais longa ditadura política da América Latina e o mais longo período de censura à imprensa e às liberdades democráticas no Brasil, nosso país passa por um momento singular na história da comunicação social e da própria sociedade. Como em tempos não muito remotos, a evolução técnica – ‘a descoberta da imprensa’ – exige que a sociedade reformule sua estrutura.
A comunicação social tem estreita relação com a estrutura de poder.
Isso fica meridianamente claro quando o documentário “Um dia que durou 21 anos” dirigido por Camilo Tavares, mostra com base em documentos e testemunhos, a forma como a chamada “grande imprensa” e o embaixador dos Estados Unidos da América, Lincoln Gordon foram a liderança “de facto” não só do golpe de primeiro de abril de 1964, mas do próprio governo golpista.
Uma realidade caracterizada pela excessiva e flagrante concentração dos meios em mãos de poucas e enormes empresas, mas de caráter quase familiares, ligadas por uma extensa rede de dependência econômica e financeira com grupos e governo de uma potencia estrangeira, denuncia o caráter anti-democrático e anti-nacional do enorme poder de fato exercido por estas empresas.
O exercício pleno da liberdade de expressão e comunicação, até agora exercido apenas por uma estrutura oligárquica de propriedade dos meios, ganha impulso novo com a estrutura descentralizada e participativa proporcionada pelas redes digitais.
O fato de um cidadão comum ser agente de comunicação, publicando sua visão de mundo quase sem intermediários, de maneira relativamente fácil e rica em recursos, inaugura um paradigma oposto ao que permanece vigente e hegemônico no momento.
A realidade social brasileira está completamente imersa nesse contexto. Em algum tempo, a maioria dos brasileiros se deu conta da grande lacuna existente entre a informação transmitida pelos meios tradicionais hegemônicos e a realidade que se observa ao redor.
De forma imprescindível, a comunicação independente alcançou círculos sociais maiores, de forma a oferecer o contraditório ausente na mídia corporativa e tradicional, comprometida com uma mesma e ultrapassada visão unilateral e imperial do mundo e baseada na propriedade exclusiva de pesadas estruturas de impressão, difusão e produção das informações.
A formação gradual de uma rede anti-hegemônica, em favor da comunicação social efetiva e não exclusivamente de interesses empresariais, foi conseqüência natural não só da evolução técnica mas também política da sociedade.
É como resultado dessa evolução que se dá o Primeiro Encontro dos Blogueiros Progressistas do Paraná, como desdobramento do Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
Mas, o que significa ser um blogueiro progressista? Qual a distinção que se faz do restante da comunidade blogueira?
O blogueiro progressista tem noção do seu papel inovador e (por que não dizer?), revolucionário diante da estrutura oligárquica de concentração dos meios de comunicação, que priva o cidadão comum da informação objetiva e necessária para a sua vida e visão de mundo.
O blogueiro progressista é contra a ditadura midiática, a favor da justiça social, da democratização da comunicação e da liberdade de expressão.
Neste sentido, o nosso movimento tem um caráter efetivamente plural, amplo, contemplando toda a diversidade dos meios, ferramentas e veículos que operam na rede mundial de computadores.
A blogosfera progressista se articula não apenas pela Internet, mas também em eventos e atos públicos, via campanhas unitárias, plataformas unificadoras, coordenando as suas ações por um novo marco regulatório dos meios de comunicação e por um Brasil mais democrático e justo.
É buscando superar as limitações empresariais e ideológicas em que estão circunscritos os meios estabelecidos que o blogueiro progressista contribui para a evolução social, oferecendo à sociedade a informação necessária para melhor tomar suas decisões.
Os blogueiros progressistas do Paraná somam-se a esse movimento nacional a favor do efetivo direito de informação e comunicação de todos os brasileiros, como condição essencial de cidadania.
Para garantir esse direito reivindicamos o acesso popular aos meios, em todas as suas modalidades, de forma especial, o acesso universal à rede mundial de computadores (Internet), pela implementação do Plano Nacional de Banda Larga público.
Além disso, denunciamos o abuso de donos de jornais, rádios e emissoras de TV, chefes de redação e autoridades contra o livre direito de informar, através de constrangimentos jurídicos, intimidações verbais e até físicas que vem sofrendo diversos comunicadores independentes no Brasil e, especificamente no Paraná, na pessoa de nosso companheiro jornalista e blogueiro Esmael Morais.
Afinal, o parágrafo 2º do artigo 220 da Constituição Federal determina que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística, sem limitar-se essa proibição aos governos mas também aos meios privados de comunicação. Mas mesmo assim, ainda hoje, em pleno regime democrático e sob o estado de direito, são infelizmente ainda muitos aqueles que, dentro das empresas privadas de informação vetam, editam e distorcem matérias e reportagens elaboradas por profissionais do jornalismo para adaptá-las ao jogo político de poder no qual seus donos teimam em querer ser sempre os maiores vencedores.
Finalmente, conclamamos todas as pessoas a defenderem a comunicação livre e popular como um direito básico e fundamental de cidadania, condição essencial para que se estabeleça uma sociedade justa e livre.
Curitiba, 10 de abril de 2011.
FIM
Como foi o I EEBP-PR segundo Sérgio Telles do RioBlogProg
Sem dúvida foi muito prazeroso e uma experiência extremamente válida ir ao Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas do Paraná, realizado nesse último final de semana no Hotel Trevi, em Curitiba.
Para começar, a escolha do local foi extremamente feliz e peculiar. O Hotel Trevi tem enorme tradição de recepcionar políticos e movimentos sociais, fica a 100 metros da Boca Maldita, que é o ponto de encontro histórico da militância curitibana, e muito próximo ao centro histórico da cidade, no Largo da Ordem, que propiciou momentos “informais” de convivência muito bons sem nenhum grande esforço dos participantes.
Houve uma decisão do coletivo da organização de encarar o encontro como um evento não-público, e por isso não houve transmissão ao vivo. O maior receio é de que os grupos políticos locais, que travam uma dura batalha com diversos dos blogueiros, com censuras, processos e ameaças, poderiam se aproveitar das falas, editá-las e usá-las contra os blogueiros. Trata-se de uma decisão a se respeitar, por conta do contexto local.
O que vou relatar aqui pode ser conferido no Twitter com a pesquisa da tag #paranablogs, que relata tudo que se passou no local. Como sempre, surgiu um troll pra encher o saco, eles nunca conseguem ficar sossegados, a inveja é complicada.
Ao chegar no hotel no sábado, um caminhão de som com uma enorme faixa “SEJA VOCÊ MAIS UM BLOGUEIRO”, anunciando o evento e o site do movimento, encontrava-se na porta do hotel e fazia voltas pelo Centro de Curitiba, divulgando o evento para as pessoas da região. Uma pasta escolar com a belíssima logo do evento trazia materiais bastante interessantes, como uma pequena apostila com materiais importantes para os grupos do domingo (também está no blog do encontro do Paraná), a programação e a minuta da carta dos blogueiros progressistas do Paraná.
No sábado, ocorreram 2 debates, com confortável espaço para a participação dos cerca de 42 presentes. Pela manhã, com representantes da TVT e da Telesur, discutiu-se a importância de instrumentos como TV´s e rádios públicas, dos trabalhadores e comunitárias num processo conjunto com os internautas no sentido de democratizar a comunicação. Ao meio-dia, munidos de balões verde-amarelos, todos foram convidados a seguir o cortejo atrás do caminhão de som para o enterro do “Caixão 2″, em protesto contra a censura ao Blog do Esmael, feita pelo governador Beto Richa. Descemos até a XV de Novembro, o calçadão de Curitiba, na Boca Maldita, e lá em roda, foram feitas falações, inclusive com uma surpreendente adesão de um radialista da Globo AM local que deu espaço ao Esmael em solidariedade ao companheiro censurado, e depois foram soltos os balões, um belo encerramento de um ato muito apropriado. À tarde, Miro pelo Barão de Itararé e o Vitor do NPC (Núcleo Piratininga) fizeram ótimas exposições sobre as necessidades e evoluções do movimento, objetivos, missões e visão. O debate foi muito intenso, pude também dar algumas contribuições, foi um debate realmente muito rico. Pra fechar o dia, cerca de 10 integrantes, incluindo o pessoal do NPC, estivemos em um excelente restaurante típico alemão, papo muito agradável regado ao drink “submarino” e aos fálicos salsichões que fizeram a alegria dos presentes.
No domingo, o debate matutino foi sobre o panorama local e a atuação dos blogueiros. Após o almoço, dois grupos debateram 7 temas propostos mais a Carta dos blogueiros progressistas do Paraná, muito bem redigida e uma ótima iniciativa. Importantes questões foram levantadas e serão divulgadas no fechamento a ser dado pela organização do encontro.
Pouco antes do final me retirei por conta do meu horário de voo, com a impressão de que o Paraná está muito bem articulado e preparado para produzir e disseminar conteúdo alternativo de qualidade, necessário para a consolidação das instituições democráticas de nosso país. Um abraço a todos os amigos do Paraná e espero reencontrá-los em muitas outras oportunidades. Foi mais um momento mágico tal como vivi em São Paulo em agosto, em Brasília em janeiro e em alguns momentos que já aconteceram aqui no Rio, como o debate em dezembro. E mais, aproveitar para conhecer um pouquinho dessas cidades cercado de companheiros de ativismo é uma maravilha, é o “turismo blogueiro” que espero que se torne cada vez mais comum, uma das maneiras de curtir a nossa credibilidade e nossa ampla rede de contatos.
Semana que vem teremos o encontro de São Paulo, no final do mês o daqui do Rio, mês que vem no Rio Grande do Sul e Ceará, em junho o nacional em Brasília, que pelas palavras do Miro será histórico, espero que muitos que ainda estão em dúvida, de todo o Brasil, façam o esforço de participar. Conhecer realidades distintas e reforçar os laços de amizade virtuais, transformando-os em reais, além de conhecer novas pessoas, é fundamental para uma produção cada vez mais elaborada e o estabelecimento de redes cada vez melhor estruturadas e desenvolvidas.
Um grande abraço a todos e até São Paulo, na sexta-feira! (OBS: estarei lá sábado).
Por Sérgio Telles, do RioBlogProg
FIM
sexta-feira, 1 de abril de 2011
I EEBP-PR – evento aberto a tod@s que defendem a Liberdade de Expressão
O I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas no Paraná - I EEBP-PR, seguindo a tradição iniciada no I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que teve lugar em São Paulo em agosto de 2010, é um evento aberto a todos interessados – blogueiros, tuiteiros, "feicebuqueiros", jornalistas, comunicadores, internautas em geral - que defendem a verdadeira Liberdade de Expressão e se identifiquem com a luta pela Democratização das Comunicações, pela construção de uma nova mídia – plural e colaborativa – e por um País justo e democrático.
Assim como o Encontro Nacional, o Encontro Estadual é organizado sob o conceito de rede, de construção coletiva de conhecimento, ou seja, como um espaço aberto e democrático que permite aos ativistas da blogosfera e da internet se conhecerem, trocarem experiências e estabelecerem laços de amizade, trabalho e cooperação que melhor lhes convier.
O encontro acontece nos dias 09 e 10 de abril de 2011, no Hotel Trévi, Centro de Curitiba e contará com painéis temáticos, trabalhos em grupo e muito espaço para debate entre os participantes.
No sábado, 09, pela manhã, Beto Almeida, diretor da Telesur; Antônio Jordão Pacheco Yn, diretor de Programação da TV dos Trabalhadores e Laurindo Leal, apresentador da TV Brasil, debaterão "A importância do jornalismo nos blogs e os desafios de se construir novos meios de comunicação eletrônicos". A tarde Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” e Vito Giannotti, coordenador do NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação discutem "Mídia, eleições 2010 e os desafios para a blogosfera"
Os debates no domingo, 10, estarão centrados nos conteúdos locais e sua ligação com os temas regionais, estaduais e nacionais.
Nos trabalhos em grupos os blogueiros paranaenses discutirão: Liberdade de Expressão e Internet; Internet, a Cidadania e Movimentos Sociais; A experiência das organizações sociais e populares com internet; Plano Nacional de Banda Larga, a Banda Larga Pública; A nova regulamentação das mídias e estratégias de mobilização para defesa das Liberdades e da Cidadania; Estratégias de formação de cidadãos ativos e conectados via internet; Conteúdo prioritário para os Blogs: O papel da Narrativa, da Pesquisa, da Informação e da Opinião.
A Blogosfera Progressista é um movimento amplo e independente de partidos políticos, empresas, governos e sindicatos, mas que Democraticamente coopera e dialoga com toda a sociedade civil organizada ou não!
Participe do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná e compartilhe suas experiências com cidadãos e cidadãs que acreditam que uma outra comunicação é possível, que outro Paraná é possível, que outro Brasil e outro Mundo são possíveis.
O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT – CNM-CUT, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná – SindiJus-PR, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região – SindMeTau, o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba – Sismuc e a TV dos Trabalhadores – TVT apóiam o I EEBP-PR.
Para participar do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no PR é preciso se inscrever no blog oficial do I EEBP-PR: http://paranablogs.wordpress.com
Sérgio Luis Bertoni
bertoni@tie-brasil.org
www.tie-brasil.org
@sergio_bertoni
Assinar:
Postagens (Atom)
Pressão sobre Netanyahu está aumentando
Faixa de Gaza: Ainda não há acordo no horizonte para uma trégua/Foto: Ansa Por Emanuele Valenti, Rádio Popolare di Milano, Itália ...
-
Por Edson Osvaldo Melo A vida pacata e bucólica nas ruas entorno da sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no bairro Sa...
-
Texto e fotos: Edson Osvaldo Melo O mês de junho costuma mesclar noites com muito frio ou com temperaturas amenas na madrugada...